ATIVIDADE PRÁTICA

Para a Atividade Prática, sugiro o exercício de fazer um diário fotográfico. O intuito é provocar o leitor a mudar seu modo de olhar para a própria vida, e incentivar a registrar a potencial beleza nos acontecimentos casuais. E também ensinar um próximo passo: criar um diário fotográfico físico ou virtual para valorizar mais ainda as fotografias feitas.

COMO FAZER UM DIÁRIO FOTOGRÁFICO

PRIMEIRA PARTE 

Você vai precisar:

-câmera fotográfica (profissional, descartável, do celular, etc.)


O passo inicial para realizar fotos para um diário fotográfico é tentar enxergar o mundo de outras maneiras. Ao realizar um trabalho que se volte para a sua própria vida, ou a de pessoas próximas, é importante olhar com novos olhos para as coisas que já viraram banais. Observar as sutilezas, procurar o que há de interessante na intimidade, estar atento para capturar a singularidade dos momentos mais cotidianos.

No entanto, não se trata apenas de registrar, é interessante que exista uma intenção artística, estética, que guie o trabalho. Ser um agente ativo, que influencia no processo e no meio, consciente do que está fazendo, não um espectador passivo com uma máquina na mão. 

Assim, com o coração e a mente abertos para tudo o que pode surgir, é hora de tirar as fotos. Você pode escolher um tema, fazer um recorte: fotografar apenas o momento do café da manhã, ou festas, amigos, amantes, ambientes, paisagens. 

Para o meu trabalho, escolhi seguir uma pessoa que mora comigo, que faz parte da minha vida e que me influencia. Voltei minha câmera e meu olhar para as particularidades dessa pessoa e fiz uma imersão nesse tema. Mas é interessante também não escolher um tema e fazer um diário de coisas aleatórias mesmo.

SEGUNDA PARTE

Você vai precisar:

-fotografias impressas ou digitalizadas

-caderno (de espiral, de capa dura, encadernado artesanalmente, etc.)

-tesoura

-fita adesiva ou cola

-canetas, lápis

Depois de fazer uma seleção e edição das fotografias, você pode imprimir (em papel fotografico, em gráficas) ou digitalizar (em 300 dpi), e pode começar a montar seu diário.

Para fazer um diário físico, pegue um caderno do jeito que preferir e comece a colar as fotos. Pode ser com cola (mas depois não dá pra arrancar) ou com fita adesiva. 
Você pode colar na ordem cronológica ou aleatoriamente, e fazer anotações sobre o dia em que a foto foi tirada: aonde foi, qual a data, como você se sentia, etc. 
E assim, você vai personalizando seu diário, e ele pode se tornar um livro de artista e uma obra de arte por si só, ou até um presente especial.

Para fazer um diário virtual, você pode escolher entre diversas plataformas que existem: Tumblr, Pinterest, Blogger, Instagram, Cargo Collective, Flickr, entre outras. 
Crie uma conta, escolha o layout do seu blog, um título, uma descrição e publique as suas fotos, adicionando o título, o ano e escreva comentários que quiser. 
Você pode compartilhar com as pessoas e usar como portfólio fotográfico.
Aqui uma lista de tutoriais no Youtube (existem tutoriais para ajudar com qualquer dúvida) sobre como interagir com algumas plataformas nas quais você pode criar seu diário fotográfico:

Como criar um blog no Tumblr:
https://www.youtube.com/watch?v=9yv-woY0gXA

Como criar um Flickr:
https://www.youtube.com/watch?v=qs5U5B9NuXA

Como criar um blog no Blogger:
https://www.youtube.com/watch?v=2y0IAhqtsjw

Comentários